Atalho: dicas_sitemed
Gostou do artigo? Compartilhe!

10 Dicas para o sucesso do seu site

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

 

No cenário atual da prática médica, é preciso conquistar novos pacientes e fidelizar os antigos. O Site Médico e a Área do Paciente são ferramentas desenvolvidas para divulgar seu trabalho e auxiliar os pacientes utilizando a internet. Confira algumas dicas que irão ajudá-lo a garantir o sucesso de seu site.

 

1) Antes de mais nada, apresente-se

Seu site deve ser uma forma das pessoas o conhecerem antes da marcação de uma consulta. Para que isso seja possível, fale sobre sua atuação profissional, formação acadêmica e experiência. A disponibilização destas informações conferirão credibilidade para o conteúdo de seu site e para sua prática médica.

 

2) Invista na página principal

Como a primeira impressão geralmente é a que fica, tenha um cuidado maior com as informações e o visual da página principal. É importante que, ao visualizá-la, o usuário de internet sinta-se motivado a navegar por seu site e acessar as informações. Coloque, na página principal, links para os conteúdos mais importantes.

 

3) Organize um conteúdo coerente com a proposta de seu site

Se sua intenção é, por exemplo, direcionar sua atuação profissional para uma área específica, priorize a publicação das informações mais importantes em locais de maior visibilidade. Ao realizar uma busca por assunto na internet, pacientes em potencial devem encontrar dados úteis em seu site.

 

4) Esteja focado na atratividade do conteúdo

A internet é um meio de comunicação diferente dos demais. Além de dinamismo e poder de síntese, os textos publicados devem possuir bons títulos para que sejam lidos. Ao contrário do que muitos pensam, na internet os olhos1 do seu paciente em potencial vão primeiro para o texto, especificamente para o título e subtítulo, e não para elementos gráficos.

 

5) Priorize sempre o mais importante

A maioria dos usuários de internet leva de 3 a 15 segundos olhando cada página antes de decidir se vai dar atenção a um determinado conteúdo ou não. Sempre dê destaque ao que você achar mais importante.

 

6) Seja breve

Os usuários de internet lêem, no máximo, 75% do texto de cada página. Outro dado importante é que a tela do computador reduz em aproximadamente 25% a velocidade de leitura, o que pode torná-la cansativa. Acostume-se a colocar o mais importante no topo da página e a dividir conteúdos extensos em páginas diferentes.

 

7) Faça alguns parágrafos de uma linha só

Um dos recursos úteis, para dividir as informações em blocos mais curtos e de fácil compreensão, é a utilização de títulos e subtítulos.
Desta forma, o usuário fará uma leitura mais dinâmica e visualizará rapidamente o que deseja

 

8) Participe efetivamente do relacionamento criado por seu site

É importante que você estabeleça uma periodicidade para publicar novas informações para seus pacientes. Isso fará com que eles visitem seu site com mais freqüência e o considerem um canal de comunicação. Acostume-se também a responder os emails enviados por pacientes e público em geral.

 

9) Preocupe-se com a facilidade de acesso ao conteúdo publicado

Tenha cuidado principalmente com as imagens que publicar. Elas não devem ser muito grandes, caso contrário os visitantes de seu site terão dificuldade para visualizá-las.

 

10) Divulgue seu site

Muitos pacientes novos chegarão até você através de sites de busca ou pesquisas aleatórias sobre temas relacionados ao conteúdo do seu site ou sobre sua especialidade. Entretanto, é necessário que você divulgue seu site para os pacientes. Inclua o endereço em seu cartão de visitas e em todos os impressos que incluem suas informações de contato (telefone, endereço, email). Sempre lembre o paciente, no final da consulta, que muitas informações sobre doenças e procedimentos estarão disponíveis no site. 

Complementos

1 Olhos: